segunda-feira, 25 de maio de 2009

UNIÃO DOS MOVIMENTOS DE MORADIA - SP, REALIZA SEMINÁRIO EM PRAIA GRANDE

A Macro Baixada Santista da UMM - SP realizou neste domingo, 24 de maio, em Praia Grande, Seminário sobre Política Habitacional e Estadual de Habitação.
Com início ás 10 hs e um café da manhã participativo entre os presentes, a vice-coordenadora da Associação Movimento Pró- Moradia Sitio do Campo da Praia Grande e da UMM-SP, Neide saudou todos(as) sócios(as) do movimento e participantes do seminário.
O coordenador de núcleo do Movimento Sitio do Campo e da UMM-SP, Vitorino, falou sobre a luta dos movimentos para conquistar políticas públicas. Evaniza, da coordenação da UNMP (União por Moradia Popular), participou do seminário resgatando a luta da União para a construção de políticas públicas da habitação nos 3 níveis de governo e a agenda de lutas da UMM-SP, aprovada no 11º Encontro Estadual .

O movimento Sítio do Campo já tem um projeto para 146 unidades habitacionais, sobrados e sobre-postas, em trâmite na Caixa Econômica pelo Programa Crédito Solidário. Também participaram do seminário os representantes das entidades de Praia Grande: Edgar, da Associação do Jardim do Trevo; Enoita, da Associação do Jardim Silmara; Francisco, da Sociedade de Melhoramento da Vila Mirim e da cidade de Santos, José Ribeiro, do Movimento por Moradia Street Boys ( zona oeste/ noroeste). Participou também do seminário a assistente social do movimento, Rosana e a representante da Assessoria Técnica Ambienta, arquiteta Elza. A Associação dos Cortiços do Centro de Santos justificou sua ausência.

O coordenador Almir Manoel falou da realidade da Praia Grande e da necessidade de fortalecer os movimentos para enfrentar o poder municipal, fazer a luta por políticas publicas e construir juntos na presença do município. A prefeitura tem tido iniciativas de cooptação e controle das entidades, mas estas organizações estão resistindo. Estão discutindo o Plano Municipal de Habitação. Outro tema a ser debatido é a destinação de terras da União, na Baixada Santista, para moradia popular.

A proposta é fortalecer a organização da Macro Baixada e ampliar a luta por moradia, por regularização fundiária e infra-estrutura nos assentamentos e por projetos de geração de emprego e renda. A próxima Reunião da Macro será no dia 12 de julho, no mesmo local, Escola Municipal Roberto Shoji, na Vila Tupiry .

Nenhum comentário: